Lingüística, Letras e Artes

Corporeal Mimesis
Bases

Ultimas formações
2007 - 2012     Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Atividades de Pesquisa

Corporeal Mimesis – which elaborates physical and vocal actions, working on the poetic and theatrical meetings between actor-observer and bodies, material, images. The presumption is that this meeting potentializes the transformation and recreation of the singular body of the actor. Taking this into account, I penetrate into the mimesis of the word as the possibility of filling empty spaces. An active word can contain all the dimensions of the connections of the images it generates, playing with space and time. Within this context, there emerges the mimesis of monuments, which has started from the memories of the house where lived my great-grandmother. From the house monument, the way of looking has expanded to the lives that inhabit the bodies, creating a new dynamics of observat

Palavras-chave
scenic presence, mimesis of monuments, mimesis of the word, corporeal mimesis, actor training
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994. Tem enquadramento funcional de Pesquisador (Pq-B) e é coordenadora associada do Lume. Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional Atuação e Presença. Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo e autora dos livros Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa (HUCITEC e FAPESP, 2006), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (Ed. da Unicamp, 2020) e Entre Cenas, Memórias e Estilhaços (Ed. da Unicamp, 2022). Professora permanente e orientadora de alunos do PPG Artes da Cena do IA, UNICAMP, com o projeto de pesquisa Mímesis Corpórea e práticas de observação, pesquisa de campo e construção de presença cênica. Atua nos espetáculos em repertório: Café com Queijo (1999), direção coletiva; Alphonsus (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; Quando os subtextos são textos (2015), espetáculo demonstração e Kintsugi, 100 memórias (2019), dirigido por Emilio Garcia Wehbi.
Idiomas
Inglês Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Espanhol Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Pouco
Italiano Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Português Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Citações por Ano
Apoio FAPESP em números

1 3 1 5
Auxílios à pesquisa em andamento Bolsas no país concluídas Bolsas no exterior concluídas Todos os Auxílios e Bolsas